Conscienciologia: É a ciência que estuda a consciência (ego, inteligência, alma, self) de maneira integral, considerando os seus vários corpos, suas vidas anteriores, as dimensões em que se manifesta e as energias que mobiliza. Foi proposta em 1994, por Waldo Vieira, através do tratado científico 700 Experimentos da Conscienciologia.

Projeciologia: É uma das principais especialidades da Conscienciologia que investiga especialmente o fenômeno da projeção da consciência ou experiência fora-do-corpo. Foi proposta em 1986, com o lançamento do tratado Projeciologia – Panorama de Experiências Fora do Corpo Humano.

As Instituições Conscienciocêntricas (ICs) atuam a partir de sua razão social e dos estatutos legais transparentes, entrando em funcionamento a partir do voluntariado, ou seja, da disponibilização espontânea de tempo e conhecimento de pessoas das mais variadas idades, etnias, formações culturais e profissionais.
A fundação de Instituições Conscienciocêntricas diferentes, em localidades, culturas e finalidades reeducativas diversas, ajuda a espalhar e diversificar as informações ja existentes sobre as verdades relativas de ponta dos princípios teáticos da Conscienciologia.

Princípio da Instituição Conscienciocêntrica:

Não acredite em nada nem em ninguém.
Nem mesmo na fala dos outros ou neste contexto.
Faça pesquisas pessoais sobre o assunto.